Empreendedores que registrarem a sua empresa na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) receberão uma série de 10 fascículos com informações básicas sobre gestão de pequenos negócios. Trata-se do Programa "Abri minha empresa! E agora?", uma parceria entre o Sebrae-SP e a Jucesp, lançado hoje (13/10). "É um material de fácil leitura e, independente da experiência anterior em gestão de negócios que o empresário tenha, é algo que ele poderá ler rapidamente, e em qualquer lugar", garante Antonio Carlos De Matos, gerente de Orientação Empresarial do Sebrae-SP.
Todo mês, cerca de 12.000 novas empresas são registradas na Jucesp. Quase 30% desses empreendimentos fecham as portas antes de completar o primeiro ano de vida, gerando prejuízos financeiros aos proprietários. Uma das principais causas de mortalidade de pequenas empresas é a falta de conhecimento gerencial do empreendedor.
As publicações, totalmente gratuitas, serão enviadas pelo correio mensalmente às empresas recém-abertas. "Vamos convidar o empresário também a participar de palestras e cursos de capacitação. A idéia é que o empresário perceba a importância dos temas gestão no sucesso do seu negócio e que existe para apoiá-lo nesse desafio", diz Matos.
Os dois primeiros fascículos serão enviados diretamente aos empresários no endereço que consta no cadastro da Junta Comercial. Para receber o restante, os empreendedores deverão manifestar interesse em continuar recebendo o material, o que pode ser feito pelo telefone 0800-570-0800 (ligação gratuita) ou por meio do portal do Sebrae-SP (http://www.sebraesp.com.br).